DESIGN BIODEGRADÁVEL


A cadeira de linho de Christien Meindertsma é sem dúvida alvo dos olhares atentos dos amantes do design pelo seu uso inovador de fibra de linho. Esta peça de mobiliário é feita de fibras longas e curtas de linho combinado com PLA, um ácido polilático biodegradável feito a partir de cana de açúcar ou amido de milho. Ambos os materiais são totalmente biodegradáveis.


A estrutura da cadeira é feita a partir de um único painel, cortado a partir de um pedaço de compósito. O material restante é dividido e dobrado para formar a frente em forma de V e as pernas traseiras. Meindertsma passou vários anos a pesquisar as possibilidades do linho, chegando mesmo a investir na cultura de uma fazenda de linho para entender melhor o cultivo e processamento da planta.


Meinderstma, cujo interesse em materiais levou a desenvolver um livro que documenta os muitos produtos feitos a partir de materiais menos usuais e naturais, está actualmente a explorar como o linho poderia ser usado para fazer outros móveis, incluindo mesas, assim como a adição de novas cores à cadeira já existente.

0 Reality Comments: