TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA


A Trienal de Arquitectura de Lisboa, de 5 de Outubro a 11 de dezembro de 2016, retorna para sua quarta edição, organizada sob o título "The Form of Form", e reúne vários diálogos e explora as dimensões visuais da arquitetura e seu impacto social e técnico numa escala mundial. Os designers gráficos R2, baseados no Porto, foram contratados para desenvolver a identidade visual do evento, construindo a insígnia em torno dos principais elementos tipográficos do título desta Trienal.




O destaque foi dado a uma letra, o "O", que se transforma em quadrado no meio da palavra onde está inserido, mostrando uma interacção entre eles, e prestando diversos formatos e espaços entre si. A tradução visual de "forma" adota a mesma estratégia de redundância que caracteriza a frase quando falada, exibindo uma abordagem económica aos recursos disponíveis, gerando simultaneamente um número infinito de formas.



Os R2 trabalharam em conjunto com o colega designer gráfico Henrik Kubel que usou como referencia o novo alfabeto ferroviário, glifos desenhados para as letras "F", "R" e "M". Alguns dos pictogramas foram modificados de modo a distinguir sutilmente a repetição da palavra por meio da estruturação das letras. Deste modo, o significado da identidade pode ser interpretada e expandido numa variedade de maneiras, dependendo dos contextos que é aplicado.


Resulta assim numa identidade da Trienal de Arquitectura de Lisboa que é flexível e capaz de funcionar por si própria em isolamento, mas também pode ser expandida para funcionar como um recipiente para o texto ou imagens. Do carimbo de borracha à base cartográfica, "The Form of Form" reage de acordo com suas circunstâncias e conteúdo, aproveitando ao máximo a sua elasticidade, que reúne uma panóplia de eventos sob uma identidade comum que podem ser facilmente compartilhados.

0 Reality Comments: