CATUÇABA FARM


O Studio mk27 completou uma residência de madeira horizontalmente articulada no Brasil que repousa levemente sobre a paisagem ondulante. Construída a uma altitude de 1.500 metros, a fazenda Catuçaba procura abarcar o ambiente rural da habitação, o desenvolvimento de uma forte relação entre arquitetura e o ambiente natural. Uma casa energeticamente eficiente, que não compromete o conforto ou as comodidades.




Concebida por Marcio Kogan e Lair Reis do estúdio mk27, a propriedade pré-fabricado foi construída com a aprovação da Forest Stewardship Council (FSC). Suportada por pilares, o design parece pairar acima do terreno. A entrada é na parte de trás da casa onde um pátio coberto conecta dois terraços lineares que funcionam ao longo das extremidades norte e sul do edifício.




No terraço norte está a fachada principal da casa, lançando vistas deslumbrantes através do vale abaixo. Aqui, o deck é novamente feito a partir de madeira certificada, enquanto o revestimento interno compreende tijolos de barro feitos a partir do solo local. A área de vida está alojada dentro da porção ocidental do plano, com três quartos e um escritório contidos na extremidade oposta da casa.



A estrutura de madeira isolada inclui quadros com vidros duplos, que tanto promovem a ventilação natural como garantem conforto térmico. Ar fresco também entra através do plano do teto, numa plataforma de madeira coberta com painéis fotovoltaicos. Numa extremidade do espaço, um pedregulho gigante repousa sobre a encosta acima da habitação.

0 Reality Comments: