THE CHAPEL BY THE SEA


O estúdio Vector Architects, de Pequim, construiu uma capela de cimento numa praia chinesa, mas elevou-a acima das areias de modo a que a água do mar por baixo dela passasse. De seu nome Seashore Chapel, o edifício escultural oferece um pequeno lugar de culto para Beidaihe, uma cidade litoral a leste de Pequim.



É o edifício mais próximo do mar de qualquer lugar da cidade, como tal, os arquitectos queriam criar uma experiência mais espiritual para os visitantes. Mas essa proximidade com o litoral significava que tinha que ser levantado em colunas de cimento. Quando a maré está baixa, é possível o abrigo debaixo da estrutura, mas quando a maré sobe, este edifício torna-se completamente separado da terra, tornando-se muito mais difícil a entrada no mesmo.




O edifício dispõe de um telhado íngremeo, vitrais escondidos e uma generosa varanda virada para o mar. A entrada dispõe de uma grande escadaria, que se desdobra numa área de estar informal. A estrutura de cimento é revestida em estuque branco, dando-lhe um acabamento texturizado tanto dentro como fora.



Em certos momentos do dia, a luz do dia é filtrada através de aberturas escondidas no telhado, criando feixes distintos de cor através das superfícies interiores. Em outras ocasiões, ilumina uma cruz situada numa cavidade da parede. Tábuas de bambu oferecem um pouco de calor para as superfícies de outra forma monótona, e são complementados por bancos de madeira. O piso continua para a varanda, que está localizada atrás de uma grande janela na parede.





Outros espaços do edifício de 270 metros quadrados incluem uma sala de meditação, um espaço grande o suficiente para apenas uma pessoa. Há também uma casa de banho, um pequeno escritório e uma mezanine para um pianista.



A Seashore Chapel será usada para uma variedade de eventos da comunidade, bem como cerimónias religiosas. Foi terminada no final de 2015, logo após Vector Architects completar um projeto semelhante na cidade vizinha de Nandaihe, uma biblioteca à beira-mar.

0 Reality Comments: