INVERTED LANDSCAPES


O Centro de Apoio Familiar do Zev Yaroslavsky, em Los Angeles, vê a arquiteta Elena Manferdini trazer duas dinâmicas instalações de arte para seu lobby. "Inverted Landscapes" é composta de duas colagens multi-camadas, cada uma detalhando representações hiper realistas da natureza, justaposta contra formas geométricas coloridas.



Ganhou o prêmio PAN, como melhor projeto de arte pública 2015 nos EUA, usa discos de aço inoxidável reflexivos e flores, folhas e insectos digitalizados em 3D, para formar um padrão visual complexo. Estas geometrias analógicas são então levadas para a espaço virtual de um computador, repintadas com tiras coloridas que estouram através destas representações de natureza. Estes motivos são traduzidos para o chão usando telhas de cerâmica pastel, criando um "tapete vermelho" para os visitantes que entram no edifício.



As obras de grande escala de Elena Manferdini, que é a mentora do anual LEXUS Design Award, combina inclinações geométricas, perfurações e inlays como uma forma de introduzir profundidade, transparência e uma qualidade imersiva para um plano de imagem plana. A peça segue um tema, detalhando orquídeas foto realistas, folhas e borboletas, formando uma colagem harmoniosa através do espaço, com efeitos ópticos em camadas de materiais. O trabalho insinua que pinturas contemporâneas têm, hoje em dia, uma capacidade sem precedentes de ser incorporadas simultaneamente com afectos sensoriais e associações culturais.



O objectivo de Manferdini é desafiar a relação entre espaço e pintura, atualizando a noção clássica do espectador de "ainda natureza" e a participação do público. O valor real da obra de arte ocupa o espaço invisível entre a produção artística e a consciência do observador, implicando uma relação dinâmica entre os visitantes que vivem o edifício numa base diária e o trabalho artístico.

0 Reality Comments: