A MODERNIDADE DE UM COMPLEXO ESCOLAR


O arquitecto francês Dominique Coulon e sua equipa, baseada em Estrasburgo, concluiram um projecto que está a dar que falar pelos melhores motivos. Uma escola de três andares em Montpellier, composta por uma série de volumes empilhados.



Localizado num terreno relativamente pequeno e triangular, o complexo escolar "André Malraux" faz parte do processo de regeneração contínua da cidade. Uma iniciativa que procura conectar o tecido urbano em expansão de Montpellier com a costa mediterrânica.



No piso térreo encontra-se um viveiro, bem como um centro para actividades antes e depois da escola. Uma escola primária ocupa os restantes dois pisos, com um parque infantil posicionado no telhado da estrutura do viveiro. Os alunos mais velhos podem entrar nas salas de aula do primeiro andar diretamente do campo de jogos, sem ter que passar pelo berçário ou outras áreas do edifício.



Cada volume é concebido como um elemento autónomo, exibindo uma variedade de cores e materiais. Esses volumes foram depois empilhados, com cantilevers fornecendo áreas abrigadas. Os volumes individuais foram concebidos de acordo com a sua orientação e o nível de luz de que necessitam. Salas de aula abertas garantem tanto a luz natural e a ventilação durante todo o dia na escola. Enquanto isso, vias de circulação recebem iluminação natural dos pátios e espaços vazios cuidadosamente posicionados.



Espaços pensados ao detalhe para o bem-estar daqueles que serão os próximos adultos a tomar conta de projectos, esperamos nós, tão auspiciosos como este!

0 Reality Comments: