O TERMINAL DE ZAHA HADID


Depois de vencer a competição em 2000, o design de Zaha Hadid Architects para o novo terminal marítimo de Salerno, em Itália, foi recentemente concluído. Localizado no cais público que se estende para o porto de Salerno e da marina, o novo terminal marítimo continua a relação da cidade com o mar e estabelece novas ligações com o seu tecido urbano histórico e a natureza circundante. O terminal é o primeiro projeto de Zaha Hadid a ser concluído desde que a notícia do seu falecimento.



A arquitetura do edifício é descrita como uma "ostra" e tem como função proteger os interiores mais suaves e os passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante os meses de verão robusto. Internamente, o terminal é composto por três componentes principais interligadas: escritórios de administração para os controlos nas fronteiras nacionais e companhias de navegação; terminal de balsas internacionais e navios de cruzeiro ao redor do mundo; e do terminal para os ferries locais e regionais.



O cais é gentilmente elevado de forma a aproximar o terminal da cidade, indicando o caminho inclinando-se gradualmente através de rampas no interior do edifício que levam os passageiros ao nível embarque de grandes navios e balsas. O arranjo interior do terminal orienta e conduz os passageiros através de uma sequência de espaços interiores interligados e organizados em torno de pontos focais, como o restaurante e a sala de espera.




O novo terminal opera, tanto funcional e visualmente, como uma transição suave entre a terra e o mar; uma formação de terra costeira que medeia entre sólido e líquido. Com sua conclusão, o sistema irá melhorar a acessibilidade e experiência para os visitantes de renome cultural, litoral e interior da região. Além disso, vai permitir ao porto de Salerno aumentar as chegadas de ferries e navios de cruzeiro por 500.000 passageiros adicionais a cada ano, e criar até 2.000 novos postos de trabalho em hospitalidade da cidade, serviços e varejo.

A obra de Zaha Hadid que recorda a genialidade da arquitecta.

0 Reality Comments: