ABRAM-SE AS JANELAS!


O projecto de arquitectura que hoje lhe apresentamos grita férias e descanso, e foi pensado com esse mesmo propósito. A Casa Meztitla é uma casa de férias, situada num parque nacional, sob o olhar constante da montanha Tepozteco a sul da Cidade do México.



A localização, escolhida pelos arquitectos da EDAA, foi o impulso para todos os aspectos do projeto, desde o layout à funcionalidade e estética em geral. Um pátio relvado central é a única parte de paisagismo introduzida no projeto, servindo como peça central para a casa que o envolve, com o objectivo de oferecer luz natural e ar para todos os espaços interiores. O layout é composto por quatro áreas principais: as áreas sociais, a ala de serviço, os quartos privados e o estúdio do segundo andar. Este projeto tem como objetivo ligar diretamente o habitante com o exterior, em todos os espaços da casa, sem a necessidade de atravessar quaisquer outros espaços ao longo deste percurso.



As áreas de estar, jantar e cozinha ocupam um salão de vidro fechado que liga às zonas comuns aos quartos. Abertas em ambas as extremidades para o exterior, o lado interior oferece como vista o pátio central, enquanto para o exterior se desfruta de vistas florestais intermináveis. Mais o mais notável aspecto deste projeto são as enormes portas pivotantes de vidro que se abrem para expor o interior. Um compromisso entre designer e cliente, estas portas oferecem a abertura desejada pelos arquitetos, mantendo a sensação de segurança exigida pelo cliente. Enquadrando as portas, paredes exteriores de rocha vulcânica fazem a relação com o terreno rochoso que cerca a construção. A ala de serviço ao longo do lado leste do pátio abriga uma lavandaria, equipamentos mecânicos e uma casa de banho. Ao longo do lado oposto do pátio, os quartos tem acesso ​​independente da área social através de pátios privados fechados. Quatro são os quartos que gozam da protecção de paredes mais opacas ainda mantendo o contacto directo com o exterior através de janelas operáveis ​​e pátios de entrada. Acima dos quartos, o estúdio está ladeado por divisórias de vidro em ambos os lados que gozam de vistas mais distantes da paisagem.



Todos os materiais foram escolhidos com o contexto e a durabilidade em mente. Paredes de pedra exteriores são suportadas por uma estrutura de bloco CMU numa fundação de cimento que está presente em toda a casa. O calcário branco e gesso das paredes interiores não só ajuda a refletir a luz em todo o interior, mas também requer muito pouca manutenção ao longo do tempo. Para contrabalançar a frieza da estrutura, a iluminação é feita de madeira de pinho de origem local e ceras naturais para adicionar calor.



A casa foi projetada para fornecer todas as necessidades de água sem o uso da rede, dispondo de dois reservatórios de água no local para recolha e reciclagem de água para uso interior. No pátio, uma cisterna de água potável recolhe a água da chuva e usa um sistema de filtragem natural para purificar a água para beber, cozinhar e limpar. Perto da casa, uma piscina exposta circular recolhe toda a outra água do local, que é canalizada através de pequenos canais através de um outro sistema de filtração.



Uma casa de férias ecologicamente consciente, eficiente nas necessidades dos seus moradores e que nos faz querer voar até à Cidade do México para a conhecer ao pormenor!

0 Reality Comments: