A CASA DA VINHA


O projeto que hoje lhe trazemos é nacional e está nas bocas do mundo pela sua simplicidade e beleza tão naturais. Construída no centro de uma grande propriedade agrícola, esta moradia térrea foi desenhada pelo estúdio de arquitetura Blaanc.




Localizada no Montijo, a Casa da Vinha senta-se no mesmo terreno adjacente a uma floresta de cortiça. A habitação de apenas um piso visa interferir o menos possível com o seu contexto, alinhando-se com os elementos naturais que compõem a paisagem circundante.




As diferentes áreas funcionais da casa são organizadas dentro de três volumes retangulares de tamanho similar, cada um possuindo um telhado plano. O arranjo desses volumes ajuda a definir espaços compartilhados e privados da propriedade, sendo cada um deles distinguido por uma materialidade distinta.



O espaço de vida principal está contido dentro de um volume de terra batida, com um terraço ao ar livre abrigado. Internamente, o uso de taipa garante maior conforto térmico e acústico, proporcionando um ambiente fresco durante todo os meses de verão. As duas restantes estruturas de cimento branco contêm seis suites, um escritório, uma pequena casa de banho e quarto de hóspedes. Conta ainda com uma área de armazenamento com acesso directo do exterior.


Este projeto português que está a correr o mundo inclui também um pátio que traz a luz em espaços com orientação norte-oeste.

0 Reality Comments: