A CLOUD OFFICE

A indústria digital está descontroladamente em expansão na China e a Cloud DCS (iniciais de serviços de centros de dados) é um jogador importante nesta indústria fornecendo serviços de internet através de centros de dados, com base em Guangzhou.


A Arboit, empresa de design baseada em Hong Kong, foi convidada no final de 2013 para projetar a sede da empresa dentro de um edifício industrial já existente, com 20,000 metros quadrados. O projeto inclui escritórios, salas contendo milhares de racks de servidores, áreas para atender clientes e salas multimédia para apresentação dos serviços da empresa. Claro que tudo isto teria de ter uma ligação com internet, cultura e história.



A construção de uma identidade de marca icônica era o objetivo final deste projeto, a fim de permitir que o nome da empresa se destaca-se num mercado de TI chinês competitivo que geralmente não revela grande interesse em design, já que todos os centros de dados existentes no país são na sua maioria assépticos, funcionais e aborrecidos. Por causa de sua natureza abstrata, os serviços de internet raramente tem uma imagem de marca adequada. O objetivo deste projeto foi traduzir para uma linguagem figurativa, a realidade da internet como um agente da mudança verdadeiramente importante em nossa vida e da sociedade.



Levando-se em conta o nome da empresa, Cloud DCS, o tema do projeto trabalha sobre a imagem de um fluxo de nuvens que contêm conhecimento transportado por ventos e definindo no céu a comunicação digital de hoje. A fluidez e dinamismo de nuvens é expressa por um teto em camadas com 30 metros de comprimento, feito de perfis de metal pintados em sete tons de azul, cobertas por tecido elástico Barrisol retro-iluminado pelas luzes de néon.

Caminhar sobre o céu tendo-o mesmo por cima das nossas cabeças, é apenas uma nova e diferente forma de encarar mais um dia de trabalho!

0 Reality Comments: