UM TWIST DE ARROJO


A ambiciosa estação central de Arnhem desenhada pelo UNStudio abre após 20 anos de desenvolvimento.


Depois de vinte anos de desenvolvimento, o novo terminal de transferência na estação central de Arnhem, na Holanda, abriu oficialmente. Considerado como um projeto extremamente ambicioso durante todo o seu desenvolvimento, esta foi a reconstrução da estação de maior amplitude de área, a maior construção do pós-guerra na cidade.


O projeto de reconstrução começou em 1996, após uma decisão de estabelecer Arnhem como um importante elo de transporte, ao mesmo tempo funcionando como um catalisador para a renovação urbana e o crescimento económico.


Acentuado pela sua estrutura interna fluída e curvilínea, o espaço terminal, de 21,750 metros quadrados, apresenta, uma distintiva forma torcida no telhado, que concedeu vãos livres de colunas, bem como algum drama visual.  A transição perfeita entre o interior e o exterior é realçada pela fusão da paisagem urbana e do próprio salão de transferência.


Os arquitetos trabalharam lado a lado com engenheiros estruturais da Arup para produzir o espaço dinâmico sem a necessidade de suporte de colunas. O terminal abrigará áreas comerciais, um espaço para conferências e fornece ligações à praça nas proximidades, ao centro da cidade, conta igualmente com um parque de estacionamento subterrâneo.

Caso para dizer que estamos perante uma "twisted station"!

0 Reality Comments: