UMA PORTARIA MUITO BEM PENSADA


Nem sempre alguns objetos de arquitetura são valorizados pelos nossos olhos como deveriam de ser ... e hoje vamos trazer aqui um bom exemplo disso: a Portaria Periscópio.

Desenhada pelo arquiteto português Pedro Barata, para um condomínio na cidade de Belo Horizonte, esta portaria tem na sua génese um lago e a perspectiva do mesmo, quando se chega ao dito condomínio.




Toda a estrutura por onde passam todos os carros e moradores do condomínio privado, para além das normais infra-estruturas (caixas de correio, casa do segurança, barreiras automóveis, etc.) tem um cuidado funcional extra: proporcionar uma boa perspectiva a quem vê este pequeno edifício das casas do condomínio (que a vê de cima).

Assim foi criado um lago no topo do edifício que dá uma perspectiva interessante aos moradores do condomínio (diminuindo também o impacto visual do edifício na paisagem quando visto de cima), mas também a quem passa pela portaria, pois foi criado um periscópio que permite ver o lago da cobertura a quem está a passar pela portaria. Truques visuais ao serviço da arquitetura!


0 Reality Comments: