UMA PERSPECTIVA ARTESANAL


O fotógrafo e empresário espanhol Antonio Cañedas apresentou recentemente uma série de câmaras pinhole feitas de madeira, as NOPO, que não exigem lentes ou eletricidade para funcionar.


No lugar dos visores e botões de disparo, estes artefactos têm um orifício denominado de estenopo -por que filtra a luz, permitindo que a imagem será projetada no interior de uma câmara escura.


A linha é composta por três câmaras. A primeira, a NOPO 135, com uma distância focal é de 30 mm, possui um obturador manual que é ativado, rodando a objectiva e permite obter um quadro de 24 x 36 milímetros. A NOPO Pan 135 é ideal para fazer fotos panorâmicas de um negativo de 24 x 65 milímetros. Em ambos os casos, os modelos integram uma rosca de 52mm para adicionar filtros e efeitos. O último modelo, conhecido como NOPO 120, é de formato médio e serve para filmes de 120 milímetros.


Todas as câmaras são fabricadas pensando em todos aspectos técnicos, mas também em prol de uma estética que reflete o lado analógico do produto. É também por isso que a linha é fabricada com nozes, cerejas e birch contraplacado. No seu desenvolvimento é uma mistura técnicas tradicionais com novas tecnologias, tais como corte a laser, CNC e a impressão 3D.

Voltamos ao lado mais artesanal da vida?

0 Reality Comments: