A ARTE DA PROFECIA


Altamente influenciados pelas críticas dos problemas ambientais que afectam muitas áreas da paisagem africana, o fotógrafo Fabrice Monteiro, o estilista Douslsy (Jah Gal) e a organização Ecofundo, uniram-se na criação de uma assustadora e mediática série de imagens que representam visualmente as mais urgentes questões ecológicas.



As vestimentas são parcial e meticulosamente elaboradas com lixo e detritos encontrados nas várias áreas, reflectindo a atmosfera e o estado em que cada zona fotografada foi encontrada. O que foi outrora uma África Ocidental das mais belas é agora um deserto envenenado pelo excesso do erros humanos.


Outra imagem tirada em Tambacounda apresenta uma figura feminina, vestida de forma a representar uma árvore, no centro de uma queimada segurando a folhagem no ar, para protegê-la das chamas. Estas queimadas anuais que  destroem até 700.000 hectares de floresta e pastagens cada ano.



Um outrora pântano verde, no Senegal, é agora o maior depósito de lixo que ainda oferece espaço para os marginalizados da população, onde fazem valer as suas próprias leis e demandas territoriais, apesar de todas as condições adversas.

As imagens da série "A profecia" estão actualmente na exposição: "África: arquitetura, cultura e identidade", no Louisiana Museum of Modern Art até 25 de Outubro de 2015. Vamos visitar?

0 Reality Comments: