UMA BIBLIOTECA BELGA DE GRANDE QUALIDADE


Em Zoersel, na Bélgica, foi concluída uma nova biblioteca pública, edifício este que faz parte da remodelação do centro da cidade.

Visto estar inserida numa zona de casas típicas, esta obra assinada pelos arquitectos da firma Omgeving, tem o cuidado de não perturbar o tecido urbano existente, tendo assim um volume que parece ser subdividido em secções menores que refletem melhor a tipologia local: cada volume tem o seu próprio perfil de telhado, e, consequentemente, a sua própria identidade.
Mas esta sub-divisão é apenas externa, porque internamente, as divisórias são móveis podendo a biblioteca assumir-se com uma maior dimensão espacial, reinventando-se ao sabor das necessidades dos utentes e das ocasiões.




Mas a polivalência e o dinamismo e a flexibilidade contrasta com a sobriedade e a simplicidade dos materiais utilizados. Tijolo preto, cru e vidrado foi o eleito para as fachadas exteriores, complementadas com um telhado de zinco escuro e generosas janelas que inundam o muito branco e sóbrio interior de uma luz natural difusa e muito interessante.

É um equipamento público de uma pequena cidade, digno de uma grande assinatura!




0 Reality Comments: