UM NOVO CENTRO DE TRANSPORTES BIG


É um dos ateliers de arquitetura mais prestigiados no mundo contemporâneo o que hoje trazemos aqui: os Big com o seu novo Västerås Travel Center.

Desenhado para a cidade sueca de Västerås, este centro intermodal de transportes combina numa fusão perfeita e de estetica muito futurista os meios de transporte mais pesados (como o combóio ou os autocarros, com alguns mais ligeiros, como os carros ou as bicicletas. Outra fusão que aqui se consegue de forma muito sublime é a interceção entre espaço urbano pedonal e espaço contruído (ocupado por edifícios), criando assim um território híbrido, que permite o atravessamento entre os dois lados das linhas férreas (normalmente uma grande barreira urbana) de forma suave e espacialmente interessante.




Esta obra aposta também numa formalização arquitetónica que, apesar do estilo estético futurista, consegue traduzir-se também numa estética retro, os padrões formais e volumétricos da arquitetura contemporânea, fazendo assim acreditar na intemporalidade estílistica desta arte de moldar a espacialidade das nossas vidas urbanas.

É uma obra de referência, que nos chega da criatividade e qualidade inquestionáveis do dinamarquês Bjarke Ingel Group.



0 Reality Comments: