A FUNDAÇÃO DE BILL GATES


A obra de arquitetura que hoje aqui vos trazemos tem um nome sonante, é bastante filantrópica e causou bastante polémica na sua génese (há alguns anos atrás): é a sede da Fundação Bill e Melinda Gates.

O antigo presidente da Microsoft criou esta fundação e sediou um dos seus centros de apoio universitário no campus de Cornell University, em plena cidade universitária de Barton Hall (do estado de Nova Iorque). Este centro tem como principal função o apoio aos estudantes e o dotar esta comunidade de uma estrutura de apoio ao estudo contínuo, com um centro de documentação especializado, salas de trabalho colectivo, zonas de convívio, refeitório e auditórios ... tudo o que lhes permita que o seu estudo siga de forma perfeita.



Para criar este edifício, os escolhidos foram os californianos Morphosis. Neste edifício, conseguiram refletir, formal e volumetricamente (como só eles conseguem), a diversidade funcional, a complexidade programática, a simplicidade do contexto urbano onde se insere e ao mesmo tempo criar um novo ponto de confluência da vida desta cidade, reorganizando-a em torno de um novo centro urbano contemporâneo e culturalmente interessante e inclusivo.

É uma obra interessante no seu conceito ... e na sua forma!



0 Reality Comments: