TERMAS NAS ALTAS MONTANHAS


É uma das mais recentes tendencias de turismo: as viagens termais.

Temos então assistido a um regenerar de antigas instituições termais pelos mais prestigiados arquitetos mundiais. Pois hoje trazemos aqui uma intervenção numas termas chilenas - as Termas de Puritama - da responsabilidade do Arquiteto Germán del Sol.




Esta intervenção arquitetónica tem como principal aspeto relevante a delicadeza com que intervém numa tão forte paisagem natural, bem como o desenho cirurgico de toda a intervenção por forma a potenciar a comunhão com a natureza envolvente, que os banhos nos riacho naturais destas milenares termas, propiciam.

Duas pequenas construções de adobe (feitas pelo método tradicional da zona) para albergarem uns balneários e uns passadiços, que serpenteiam encostas abaixo entre as raras plantas deste vale do deserto de Atacama e umas plataformas de acesso às lagoas da ribeira termal, onde se tem acesso às águas termais e logo aos tratamentos dos banhos das mesmas.

Esta intervenção arquitetónica é delicada, suave e eficiente ... tal como é o que se espera de uma estadia nestas termas!




0 Reality Comments: