JARDIM INFANTIL NA RIBEIRA GRANDE


Neste novo ano que ainda é uma criança, e nesta semana em que também este blogue faz mais um ano de existência (8 anos já nesta próxima sexta-feira), iniciamos esta semana com uma obra de arquitetura bem portuguesa e dedicada aos mais novos: o novo Jardim Infantil da Maia.

Desenhado pelo atelier de arquitetura açoriano M Arquitectos, este equipamento social, situado em plena zona da Ribeira Grande (na Ilha de São Miguel, nos Açores também), é mais um dos bons exemplos da excelente arquitetura contemporânea praticada nestas ilhas.

Com uma estrutura formal que se inspira nas tradicionais casas da zona, esta construção tem no aglomerado das mesmas e na sua desconstrução dimensional o seu fator de surpresa. Este é um processo que não só é muito utilizado na arquitetura, como também nos desenhos infantis ... tornando-se o uso deste truque perspético e estilístico, neste caso, bastante coerente.





Mas a coerência não se restringe aos exteriores. Nos seus interiores e espaços ocupados com as atividades dos seus pequenos utilizadores, os arquitetos fizeram questão de usar uma paleta de cores de pavimento que cruzasse duas heranças estéticas: as cores garridas, tão próprias deste tipo de equipamentos pré-escolares; e os verdes, os tons terra e os amarelos, tão caracterizadores da paisagem açoriana.

Esta mistura não só garante contemporaneidade ao resultado final, como identificação dos seus utilizadores com os espaços, tornando-os lúdicos e com significado, quer para adultos, quer para crianças.

É uma obra interessante, bem conseguida e com assinatura portuguesa, a que marca a abertura do estilo arquitetónico, nesta semana de aniversário do And This is Reality!



0 Reality Comments: