ARQUITETURA PORTUGUESA NOMEADA PARA PRÉMIO INTERNACIONAL


É um dos mais recentes projetos de arquitetura Portuguesa a serem inaugurados: o novo Parque Tecnológico de Óbidos.

Desenhado pelo arquiteto Jorge Mealha (e fotografado pelo já nosso bem conhecido João Morgado, a quem agradecemos desde já as excelentes fotografias), esta obra de arquitetura tem na sua génese exatamente uma interpretação formal do significado de tecnologia.

Futuro, inovação, irreverência e criação de uma centralidade urbana e arquitetónica de um novo território que se quer dedicado à tecnologia foram os principais padrões orientadores de toda esta obra.







Com uma forma exterior absolutamente surpreendente, uma construção irrepreensível e uma vertente e estética tecnológica no seu exterior, o posto domina os seus interiores. Todos feitos em betão aparente e de acabamento muito brutalista, com uma luz bastante controlada e artificial, com uma dinâmica espacial bastante pesada e quase impositivamente agressiva, os seus espaços interiores apresentam-se como suportes potnciadores, mas quase neutros (não forem ser de estética tão forte) para as mais diversas start ups que se instalarão dentro dele.

É uma excelente obra de arquitetura, cujo valor já está a ser reconhecido com a nomeação para os prestigiados prémios de arquitetura europeia Meis Van de Rohe!






0 Reality Comments: