SÓTÃO NA BAIXA LISBOETA


O aproveitamento de sótãos é algo bastante comum nas nossas cidades contemporâneas, mas nem sempre os seus aproveitamentos são dignos de nota. Hoje trazemos aqui um pequeno apartamento de um jovem casal (mais uma vez fotografado pela excelência da objectiva de Fernando Guerra, a quem agradecemos as fotografias), totalmente dentro de um antigo sótão da Baixa Lisboeta, realmente digno de um olhar mais atento.

Totalmente remodelado pelo traço do desenho arquitetónico do arquiteto José Adriano, este apartamento cruza as tão conhecidas e interessantes estruturas de madeira da tradicional e muito característica arquitetura pombalina, com uma atitude contemporânea e conceptualmente criativa perante as mesmas.




A plasticidade da textua madeira é potenciada pela sua cobertura de um branco total, reforçando a irregularidade os barrotes e das vigas da cobertura, como o elemento decorativo de todo  espaço. Mas se esta plasticidade da Madeira domina as atenções, a inteligência de toda a intervenção revela-se na inserção de formas e volumes contemporâneos neste contexto quase histórico e tradicional, mas sem estes se afirmarem sobrepondo-se à própria história arquitetónica do edifício original.

A delicadesa da intervenção, mas a sua acertividade em encontrar o equilíbrio entre o património histórico e a contemporaneidade, fazem desta obra de remodelação uma obra interessante de se ver e analisar!



0 Reality Comments: