ESCOLA EMÍDIO NAVARRO


É uma das escolas mais conhecidas de Almada, em Portugal, mas poucos conhecem o seu novo pavilhão, desenhado pelo ateier Oficina Ideias em Linha (e fotografada pelo olhar magistral de Fernando Guerra dos FG+SG).

Este novo edifício, pauta-se por ser uma autêntica peça de culto arquitetónico. Com a sua estrutura envolvente em betão aparente este edifício escolar tem uma leveza formal pouco comum neste tipo de edifícios de betão. Graças à sua existência de uma galeria de arcadas contemporâneas leves e contemporâneas, todos os principais volumes da nova escola secundária estão escondidos por detrás desta autêntica escultura arquitetónica.




Com a criatividade, o engenho e a quaidade dos bons arquitetos, esta obra consegue ser imponente mas não esmagadora, elegante e ao mesmo tempo afirmativa de uma postura criativa bastante irreverente e pouco usual neste tipo de construções. À primeira vista dir-se-ia que esta obra seria um museu, pela sua imponência e complexidade da sua forma, mas não sendo levanta uma questão: porque é que as escolas secundárias têm de ter uma arquitetura mais serena e consensual?

É uma questão que aqui é levantada ... e bem respondida: não têm!



0 Reality Comments: