CASA EM CAIXA DE BETÃO


A construção em Betão é uma das tipologias mais brutalistas e minimais da arquitetura contemporânea ... e independentemente da sua escala o resultado é bastante impactante.

Um bom exemplo de uma obra de pequena dimensão, mas que adquire essa estética depurada e bruta é esta Casa Sambade (aqui ilustrada com as magníficas fotografias do fotógrafo de arquitetura portuguÊs Fernando Guerra, dos nossos sempre favoritos FG+SG), desenhada pelo atelier português Spaceworkers.






Localizada no concelho de Penafiel, esta moradia estrutura-se em dois níveis, cada um constituindo-se em dois volumes paralelipipédicos de betão simples e aparente, criando assim dois objetos que se sobrepõem. Esta forma de construção volumétrica permite também que a casa se adapte na perfeição a um terreno com alguma inclunação ... e assim diminua o impacto visual desta na paisagem envolvente.

É uma casa de forte impacto, que assume uma contemporaneidade estética muito grande, e que dá uma imagem da arquitetura portuguesa da atualidade muito em linha com a estética internacional.




0 Reality Comments: