CABANAS NEGRAS


No meio de uma paisagem bucólica e campestre, da região de Kaiwaka, em plena Nova Zelândia, estão duas Cabanas Negras que se aformam como duas esculturas territoriais.

Da autoria dos arquitetos do atelier Cheshire Architects, estas duas simples construções assumem a forma cúbica, truncada no seu topo, para permitir uma pequena inclinação da cobertura para escoar as chuvas, que têm apenas duas aberturas quadrangulares em duas faces verticais opostas. A simplicidade desta formalização e desta volumetria, em conjunto com a impressionante cor negra da madeira escolhida, fazem destas duas cabanas, autênticos objetos de intervenção paisagística.




Se a simplicidade é a nota dominante nos exteriores, ela prolonga-se definitivamente para os seus interiores. Tendo no seu piso de entrada uma pequena instalação sanitária, uma pequena e prática kitchenette e um espaço grande que serve de sala e zona de refeições, a grande simplicidade advém do fato de este espaço se unir ao espaço de dormir que se situa numa mezzanine por cima do WC e da kitchenette.

É uma fórmula construtiva interessante, funcional, com uma estética forte e uma grande capacidade poética na sua concretização!


 

0 Reality Comments: