O CONSERVATÓRIO DARIUS MILHAUD


O Conservatório Darius Milhaud é a obra de arquitetura que trazemos aqui no blogue hoje... Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, é um edifício monumental, coberto por painéis de alumínio dobrado na fachada exterior, de forma a destacar as diferentes sombras do dia no conservatório.

Esta arte de dobrar e desdobrar o alumínio, vem de tradições japonesas, inspiradas na arte do origami. Enquanto que, a preocupação e o conceito da forma e das sombras da arquiteura tem como base as técnicas francesas.



Situado em França, o conservatório combina uma configuração clássica e um look medieval da cidade antiga que o rodeia, mas ao mesmo tempo também tem uma forma mais contemporânea, inspirada nas geometrias de Cézanne.

Tanto o exterior, como o interior desta obra de arquitetura possui características francesas e japonesas, que unidas resultam muito bem. A cultura Japonesa e Francesa têm experienciado uma intensa atração mútua, desde que se ''juntaram'' pela primeira vez, em 1872, e cada uma das culturas tem uma grande influência na outra.

Se olhar com atenção, vai reparar num pormenor mágico nesta obra... O ritmo das linhas e das particulares janelas deste conservatório fazem lembrar as notas de uma pauta de música!


0 Reality Comments: