O CELEIRO LES MARAIS


O projeto "Les Marais" começa com uma fascinação pela paisagem rural e pelos celeiros abandonados característicos da América do Norte...

Desenhado por Alain Carle Architecte, o objetivo do arquiteto era o de recuperar o interesse estético e estilístico deste tão fascinante celeiro abandonado e isolado.

O valor deste projeto não reside tanto na sua forma arquitetónica, mas no que é possível ver ou não. Com dimensões dificeis de definir e grandes recortes no seu interior, a especificidade do local desempenhou um papel central na determinação do arranjo dos três espaços arquitetónicos.




Um lugar coletivo, que surge a partir da composição de três espaços, onde um deles serve como forma de armazenamento. O layout é geometricamente concebido de forma a circunscrever dois dos componentes da paisagem, que caracterizam a natureza do pantanal desta propriedade à beira do lago.

Outro aspeto muito importante nesta obra tão particular refere-se à ideia de perceção. Dependendo da localização de quem observa, as escalas dos edifícios são relativos... O mais pequeno por vezes parece maior ou mais pequeno.

Uma grande parcela de madeira preta liga as três estruturas para estabelecer uma base comum, uma espécie de tapete para as pessoas num ambiente, em estado bruto.


0 Reality Comments: