MONTE EM ODEMIRA


A recuperação de montes alentejanos para turismos rurais não é um fenómeno novo, mas este projeto que hoje aqui trazemos merece a nossa atenção especial: estamos a referir-nos ao Turismo Rural Pé no Monte.

Localizado no Monte Novo da Cruz, na zona de Odemira, este antigo monte alentejano foi totalmente regenerado pelo olhar crítico e perspicaz dos jovens arquitetos portugueses Ivan de Sousa e Ines Antunes, do atelier [i]da arquitectos (e aqui fotografado com o olhar do fotógrafo João Morgado, a quem agradecemos as excelentes fotografias e o seu envio para o nosso email).






Com uma abordagem marcadamente contemporânea, esta intervenção não deixou de respeitar a herança construtiva das casa pré-existentes, mas ao mesm tempo não se coibiu de as intervencionar de forma contemporânea e muito própria, adaptando-as às necessidades de conforto dignas da melhor e mais moderna hotelaria, mas ao mesmo tempo, não perdendo o charme dos típicos montes alentejanos. Esta filosofia criativa, aplicou-se também na conceção de um novo edifício anexo aos pré-existentes, conseguindo com uma arquitetura assumidamente contemporânea, recriar a essência da tradicional arquitetura civil alentejana.

A sensibilidade, a acertividade e a qualidade arquitetónicas deste Turismo Rural Pé no Monte, fazem desta obra um destaque óbivo e obrigatório aqui no And This is Reality!





1 Reality Comments:

Parabéns!! Muito bom o artigo! Uma pequena imperfeição: na última frase escrevem Pé "do" Monte, em vez de Pé "no" Monte. Obrigado pela correcção. ;)