A CASA TAÍDE


A casa Taíde é a recuperação e ampliação de uma casa antiga, com características da arquitetura popular, situada numa pequena aldeia com o mesmo nome, no norte de Portugal.

Um projeto, pelos arquitetos portugueses Rui Vieira Oliveira e Vasco Manuel Fernandes, com o objetivo de construir uma casa simples e “fácil” de se utilizar... Algo simples e curto, mas ao mesmo tempo interessante!

Uma casa que se envolve, de uma forma amigável, com o ambiente à volta e ainda acrescenta algo de novo à paisagem, criando algo dinamizador sem estragar a envolvente.



O telhado surge e assume-se como elemento estruturador de todo o projeto... Permite organizar e gerar espaços dinâmicos num interior simples de planta quadrada, mas também estruturar o exterior, gerando zonas protegidas para o lazer, trabalho e contemplação.

As paredes e a escada de granito foram aproveitadas e servem de base para toda a proposta, enquanto tudo o resto se assume como novo. O branco parece subir pelas paredes velhas de granito, que ganham vida e quase se desenham a si próprias.


A casa organiza-se em dois pisos: o piso térreo, que contempla a área social - com cozinha, casa de banho de serviço, escritório e uma sala de estar - e o piso superior, com dois quartos.

Uma casa que o convida a participar na paisagem onde está localizada!


0 Reality Comments: