ARQUITETURA DO FOGO


É uma das obras de arquitetura mais impressionantemente fotografadas pelo fotógrafo Fernando Guerra (dos tantas vezes aqui citados FG+SG, e a quem, mais uma vez, agradecemos o envio das magníficas fotografias): a Sede do Parque Natural da Ilha do Fogo.

Desenhado pelos Oto Arquitetos, este edifício situa-se em pleno Chã das Caldeiras (na Ilha do Fogo, em Cabo Verde) e serve de sede da estrutura de conservação e gestão do Parque Natural daquela ilha. Conhecida pelo seu vulcão e pela sua paisagem árida e impressionantemente tectónica, esta ilha tem nesta obra de arquitetura concentrado mais do que uma necessidade formal, uma necessidade simbólica e de reconciliação da população, com as regras apertadas impostas por uma paisagem protegida tão frágil e bela.






Esta obra de arquitetura não se esconde da paisagem, mas antes funde-se com ela numa simbiose que a alimeta, e a estrutura, que a simplifica e a inspira para uma complexidade formal e material, mas que se revela minimal e serena.

É uma obra de arquitetura que não deixa de surpreender na sua formalização, mas que essencialmente capta pela sua capacidade de síntese e de aglutinação!





0 Reality Comments: