M9 - O NOVO MUSEU DE VENEZA


É ainda um projeto para o futuro: o M9.

Desenhado pelos arquitetos berlinenses Sauerbruch Hutton Architects, este projeto visa reequilibrar a diferença que existe entre o centro histórico de Veneza e a vizinha Mestre, no que refere a património cultural.



Assim sendo este novo museu M9 situar-se-á no centro de Mestre e terá como principal valência não só ser o elemento potenciador de uma regeneração urbana qualificada da malha urbana central desta zona, mas essencialmente recriar junto a um antigo convento uma estrutura museológica para albergar arte contemporânea e assim fazer o contraponto ao património cultural histórico da vizinha Veneza.

Este projeto recupera o antigo convento para as zonas de lojas de apoio e restaurantes e cafés do novo museu (aproveitando o antigo claustro para uma zona de esplanadas bastante interessante) e inclui também dois novos edifícios (o do museu em si e um segundo com as zonas administrativas inerentes) de traça verdadeiramente contemporânea. Esta intervenção nos três volumes vai formar uma nova praça que servirá de nova centralidade cultural na vida de Mestre e de Veneza.

Uma ideia interessante e um projeto digno de ser visto!


0 Reality Comments: