CASA EM BELAS - ENTRE O CÉU E A TERRA


É uma moradia unifamiliar a que hoje aqui trazemos e que nos chega diretamente da objetiva do fotógrafo português João Morgado (a quem agradecemos as fotografias): a Casa em Belas.

Desenhada pelo atelier de arquitetura Estúdio Urbano AA, esta casa tem como principal elemento caracteristico as suas imensas palas e varandas que dominam toda a volumetria exterior da casa. Estas varandas e palas de ensombreamento estão sobre dimensionadas na sua altura, exatamente para poderem criar um diálogo e uma tensão maior não só com o jardim envolvente (em termos de volumetria da casa), mas essencialmente potenciar a relação com o céu, para quem estiver nessas mesmas varandas.






Com uma generosidade espacial evidente, nos seus interiores domina a simplicidade arquitetónica, a estética contemporânea e um luxo discreto e contido. Mas o elemento mais interessante dos interiores (divididos por tês pisos, com a zona social no piso térreo, os quartos no piso um e o quarto principal no piso superior) é a continuidade espacial que existe entre os vários espaços, conseguida pela colocação de roupeiros e outros elementos de mobiliário como separações de espaço e de funções, garantindo assim uma unidade espacial bastante interessante.

É uma abordagem interessante a estes dois elementos arquitetónicos, que mostra e demonstra aqui os seus bons resultados!





0 Reality Comments: