O NOVO MERCADO ENCANTS DE BARCELONA








Os mercados de rua, que se espalham de forma informal nas nossas cidades, são muitas vezes, pelo seu crescimentos, oficializados e institucionalizados pelas cidades, perdendo em si a espontaneidade e a irreverência inerentes às estruturas organicamente geradas ... e o Mercat d'Els Encants em Barcelona é um desses casos.

Assim surge agora, pela mão do arquiteto Fermón Vázquez, uma solução inteligente para que o mercado de rua seja agora organizado dentro de uma estrutura construída, mas não merca a sua vertente informal e orgânica de ocupação de um espaço linear como o é a rua.

A solução encontrada foi ocupar um novo território que cruza várias ruas, com várias cotas diferentes e criar uma estrutura em rampa que unisse essas mesmas ruas entre si atravez dessa nova via pedonal criada para o mercado em si. Esta rampa em espiral triangular vence um vão de cerca de 20 metros entre a rua mais baixa e a via mais alta tendo ainda uma cobertura escultural, icónica e contemporânea que funciona não só como estrutura de sombra para o mercado em si, mas também como elemento simbólico do novo mercado e marco de uma nova centralidade urbana.

É uma arquitetura inteligente, esteticamente desafiante e urbanisticamente inovadora a que trazemos hoje aqui ao ... And This is Reality.

0 Reality Comments: