MILITARES MODERNIZADOS








É a mais recente obra de um dos nomes maiores da arquitectura mundial: a Ex Unione Militare.

Situada em plena Via del Corso, em Roma, esta instituição militar tem agora o seu histórico edifício totalmente remodelado, com a prestigiada assinatura de Massimilano Fuksas.

Enquanto que nos exteriores a intervenção contemporânea foi verdadeiramente subtil, com a fachada novecentista do edifício a ser totalmente mantida apenas sendo valorizada com uma iluminação discreta e potenciadora do valor arquitetónico do edifício pré-existente, nos seus interiores a intervenção foi mais profunda e global.

O desenho arquitetónico dos interiores é assumidamente contemporâneo, não se intimidando com o passado e criando de novo ambientes e espaços mais adaptados a usos e necessidades actuais. O branco surge em formas e espaços, o vidro cria transparências e ligações e foi acrescentado ao edifício um novo espaço na sua cobertura com uma forma totalmente moderna, que contrasta com a arquitetura antiga.

Esta é uma obra de arquitetura corajosa e interessante ... que volta a trazer o nome Fuksas para a ribalta da arquitetura mundial!

0 Reality Comments: