NOVA ARQUITECTURA DE PALHA






A utilização de materiais rústicos e inesperados na arquitectura contemporânea, quando com bons resultados, é algo que nos conquista definitivamente.

Um destes casos de conquista é este Museu Beautour Thatched e Centro de Investigação de Biodiversidade desenhado pelos Guinée*Potin Architectes, localizado na pequena localidade francesa de Beautour.

Este novo edifício (que é uma expansão de uma casa do princípio do século XX, onde anteriormente se situava todo o centro) combina surpresa com reinvenção de conceitos familiares, reinterpretando estereótipos construtivos, modernizando-os e sofisticando-os.

A nova ala deste centro de investigação e museu, reposiciona as tradicionais construções em palha desta região francesa, num território de linguagem arquitectónica contemporânea e numa funcionalidade nova. A tipologia que antigamente albergava alfaias agrícolas, agora assume-se como uma construção de forma global desconstruída (em planta), de linhas dinâmicas (em volumetria exterior), de espacialidades de estética contemporânea (nos seus interiores) e de funcionalidade cultural e de investigação.

Esta é assim uma obra que lança as bases para uma nova arquitectura de palha!

0 Reality Comments: