HABITAÇÃO EQUILIBRADA EM LISBOA






É um dos projectos habitacionais que mais discretamente surgiram na cidade de Lisboa nos últimos tempos, e que merece bastante destque: a Moradia em Lisboa desenhada pelos ARX Portugal.

Esta obra ocupa um lote urbano de dimensões verdadeiramente desafiadoras da espacialidade habitacional (6 metros de largura por 15 de profundidade, rematado por um pequeno jardim nas traseiras), ao qual acresce um declive entre a Rua e as traseiras equivalente a um piso.

Assim os arquitectos decidiram criar um edifício de 5 pisos (4 para a rua e uma cave aberta para o jardim das traseiras) ao longo dos quis organizam as várias dimensões funcionais da casa, dando lugar a pisos públicos, outros privados, uns dedicados a dormir, outros dedicados a trabalhar e outros a conviver (uma organização espacial e funcional bastante clássica). Esta distribuição funcional na vertical (bastante habitual em países onde o preço do metro quadrado é tão exorbitante que é necessário uma construção e altura, mas pouco utilizada na capital portuguesa) encontra-se complementada por uma utilização contemporânea da tradicional pedra de lioz na fachada principal e por uma formalização mais expectável do betão aparente e do vidro na fachada de traseiras e nos seus interiores.

O equilÍbrio entre contemporaneidade e classicismo, entre inovação e tradição ou entre materiais típicos e materiais modernos fazem desta obra dos ARX Portugal uma habitação lisboeta verdadeiramente equilibrada!

0 Reality Comments: