ANTIGA IGREJA REGENERA-SE EM BIBLIOTECA






Renovação arquitectónica é sinónimo de actualizar um edifício, mas mantendo-lhe o uso, mas regeneração arquitectónica é a requalificação de um edifício para um suso diferente do seu original. É exactamente uma regeneração de uma antiga igreja do século XV que os arquitectos do atelier Bk Architecten acabaram de inaugurar na muito holandesa cidade de Zwolle.

Não é a primeira regeneração de antigas igrejas que aqui trazemos, no entanto esta regeneração arquitectónica merece a nossa atenção, pela qualidade e pela sua inteligência de conceito.

O desenho do interior desta igreja e a delicada e inteligente intervenção da nova arquitectura, criaram uma simbiose que não só deixa respirar o património arquitectónico pre-existente, como ainda consegue de forma exemplar encaixar todas as vertentes programáticas de uma moderna biblioteca pública.

Deste os vários andares de armazenagem de livros e sua consulta explorarem de uma forma exemplar o alto pé-direito da igreja existente, passando pela forma como a zona do antigo altar é transformado num pequeno café (onde os vitrais se tornam num elemento decorativo de valor acrescentado), até à utilização da entrada (por baixo do tradicional coro e respectivo órgão de tubos) como um pequeno espaço de loja e recepção dos leitores ... este projecto afirma-se destemidamente como uuma regeneração arquitectónica ambiciosa e afirmativa de uma nova era para este monumento.

Sem negligenciar o passado patrimonial ... assim se constrói o Futuro arquitectónico!

0 Reality Comments: