A NOVA BIBLIOTECA DE BIRMINGHAM









Este é o mais recente e mais mediático trabalho dos sempre discretos, mas interessantes arquitectos do atelier holandês Mecanoo: a nova Biblioteca de Birmingham.

Considerada com uma das maiores bibliotecas públicas da Europa, este edifício situa-se em plena Centenary Square e requalificando todo este simbólico e muito central espaço da cidade, tornando-o num símbolo de um novo movimento urbano de regeneração urbanística da cidade.

Com um desenho arquitectónico arrojado, esta obra ampliou a antiga Birmingham Shakespeare Library, transformando-a em muito mais do que isso. Actualmente, com o novo edifício e o novo arranjo urbanístico da praça (pois algumas das novas valências situam-se exactamente debaixo deste muito conhecido e sombólico espaço público), em vez de uma biblioteca dedicada à obra de Shakespeare, a cidade britânica ganhou uma nova biblioteca municipal, uma nova biblioteca infantil, um novo centro de auditórios, uma biblioteca de música, novas salas de ensaios de teatro amador para companhias de teatro de bairro, um centro de exposições temporárias, um café e espaços de usos social.

Assim se consegue transformar uma cidade através da excelência arquitectónica!

0 Reality Comments: