PRAÇA DE TOROS DE VALÊNCIA





Nesta época em que a tauromaquia tem o seu ponto alto, não podíamos deixar de trazer aqui uma das obras arquitectónicas mais emblemáticas que foram construídas nos últimos tempos nesta área: a Praça de Toros de Valência.

Redesenhada pelo atelier de arquitectura Peñín Arquitectos, este monumental edifício, que estava verdadeiramente fiel à sua forma original, ganhou um novo alento e uma modernidade estética e funcional dignas dos tempos contemporâneos.

Não perdendo a sua muito característica construção em tijolo, digna de uma obra monumental do século XIX (aliás, a própria praça de toros é monumento classificado de interesse arquitectónico e cultural), a contemporaneidade, que os autores desta regeneração, lhe justaposeram é de uma sensibilidade, de um respeito, mas de uma afirmação substantiva e qualificativa, muito grandes.

Betão e ferro negro, formas simples mas vincadas e uma clarificação da fronteira entre o antigo e o moderno, entre o novo e o histórico e entre o que é monumento e o que é complemento, são três dos elementos de força desta intervenção, que fazem dela uma obra digna de assinalar.

Vale mesmo a pena dizer: E OLÉ!

0 Reality Comments: