ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS







É uma obra de arquitectura de assinatura bem portuguesa a que propomos para o dia de hoje: a Escola Secundária de Caneças.

Com a assinatura dos muito discretos e muito prestigiados ARX Portugal, esta instituição escolar do distrito de Lisboa, ganhou uma nova dinâmica espacial e funcional (como se pode testemunhar nestas excelents fotografias de Fernando e Sérgio Guerra dos FG+SG, a quem agradecemos as mesmas).

Com um projecto de uma formalização altamente complexa, fragmentada e bastante desconstruída, esta novíssima escola interpreta de forma arquitectónica a vitalidade, multiplicidade e diversidade que as escolas secundárias actualmente têm dentro de si. Quer em termos culturais, quer em termos etários, esta escola alberca estudantes de diversas gerações ... e isso vê-se reflectido na sua arquitectura.

A utilização do betão aparente, prodigiosamente trabalhado, é outra das características específicas deste projecto, contribuindo para uma estética quase universal e unificadora dessa multiplicidade formal do complexo de edifícios escolares.

Uma boa obra escolar neste final de ano lectivo, em que a maior parte dos alunos já se encontram de férias e muitos dos professores já se encontram a preparar o próximo ano lectivo!

0 Reality Comments: