UMA SIMPLES CAPELA





A simplicidade da arquitectura religiosa é algo que já é habitual de encontrar nas obras de arquitectura contemporânea deste estilo ... mas misturada com uma vertente tectónica grande ... isso já é mais complexo. É o caso desta capela, a Bishop Edward King, situada em Oxford, no Reino Unido, e desenhada pelo arquitecto Niall McLaughlin.

A simplicidade da forma exterior (um cilindro, eflecte-se no seu nterior também ... mas esta simplicidade é corrompida pelas texturas, brutas e (como tal) impositivas, dos materiais usados, e pelas aberturas que esta forma pura tem.

No entanto, tanta corrupção de uma forma perfeita não perturba a serenidade e a simplicidade do interior da capela, como que funcionando assim a arquitectura como uma alegoria religiosa em si.

Boa obra de arquitectura simples e tectónica, que se constitui como um novo símbolo para uma alegoria religiosa contemporânea ... à boa tradição da arquitectura religiosa gótica (também relembrada e revisitada pelos arcos interiores).

Será esta uma obra de arquitectura religiosa gótica contemporânea? ... seguramente é uma obra de arquitectura contemporânea de excelência!

0 Reality Comments: