UMA CASA DISCRETA







A obra de arquitectura tem, como qualquer outra obra de arte, atributos que a tornam especial dentro do seu próprio estilo.

Hoje trazemos aqui uma casa de arquitectura contemporânea australiana, de estilo minimal, mas ultra discreta: a Westbury Crescent Residence.

Desenhada pelo arquitecto David Barr, esta casa de Perth, tem na sua génese uma noção de privacidade muito acente na discrição e na reserva da vida pivada do mundo externo à casa em si. Assim a belíssima fachada principal da casa tem apenas um gigante e muito minimal lanternim e uma porta de entrada de pessoas, não existindo qualer outro elemento no plano da fachada principal, tornando assim esta num elemento plástico fortíssimo de identidade da obra e dos seus habitantes.

Já na fachada oposta (e tal como no seu interior), a transparência, abertura e fluidez de espaço são os três conceitos chave. Espaços que se interligam, uma sala que se estende para o jardim, portas e paredes que recolhem são apenas alguns dos elementos desta postura arquitectónica e vivencial tão aberta e oposta à discrição da fachada principal.

Uma arquitectura que não esconde os atributos de base e que reflecte uma postura de habitar o espaço muito para além do estilo arquitectónico ... ele também de qualidade assinalável!

0 Reality Comments: