PEDIATRIA EM DARFUR







É uma obra que simboliza um renascimento: o novo hospital pediátrico de Darfur.

Esta famosa e mediática localidade do Sudão, volta agora a ser novidade por motivos bem mais interessantes e positivos do que os habituais, pois esta obra de arquitectura revela não só um movimento de transformação social e urbano importante, mas também que a qualidade e a tradição locais podem e devem combinar-se e inter potenciar-se.

Este edifício, desenhado pelos arquitectos venezianos Tamassociati, foi construído com técnicas que combinam a contemporaneidade e a tradição, também na sua traça e forma, cor e organização combina ambas as épocas. todo pintado de branco, este hospital tem um pátio central para onde todas as principais divisões se viram (deixando para o exterior do edifício, algumas pequenas aberturas que animam as fachadas de reboco e forma irregulares tão tradicionais desta zona).

A cor branca também inunda os interiores (até por uma questão de poupança energética com iluminação), mas aqui a sua dimensão lúdica e leve encontra-se espelhada nos tectos de cores vivas e alegres, que dão um toque bem contemporâneo e animado a esta arquitectura hospitalar sudanesa.

Uma obra curiosa, que merece o destaque, pelo propósito, pela localização e pelo resultado final da mesma!

0 Reality Comments: