CASA MOREIRA







Neste dia de fim-de-semana prolongado, hoje trazemos aqui um exemplar de arquitectura contemporânea portuguesa interessante: a Casa Moreira.

Situada em plena povoação da Moreira, esta casa portuguesa, desenhada pelos arquitectos do atelier Phyd Arquitectura, com uma forma e uma volumetria bastante simples, revela algumas características que a tornam situa num território híbrido entre o minimalismo e o brutalismo.

Esta forma directa e clara de arquitectura revela-se não só na sua volumetria exterior, mas também no encaixe dos grandes vãos nas formas e no seu impacto nos espaços interiores. Com a sofisticação de quem sabe marcar uma presença, estas desmaterializações de enormes superfícies para dar lugar a vãos assumidos tornam-se uma presença conceptual importante nesta casa.

A materialização exterior da forma em betão aparente é também um dos factores de relevo nesta casa, pois dá-lhe uma estética bastante mais forte. Outro dos elementos de destaque é a simplicidade quase monástica com que os interiores estão decorados, pois acentua ainda mais a simplicidade e a dimensão dos grandes volumes interiores.

Uma boa casa de arquitectura portuguesa neste dia, aqui no ... And This is Reality!

0 Reality Comments: