TEATRO DE OURO






Em dia de São Valentim, nada mais romântico do que uma ida ao clássico teatro para celebrar a dois um momento muito especial.

Com esta sugestão em mente pensámos em que teatro gostaríamos de ir e encontrámos este novo Theatre Cergy.

Localizado na pequena localidade francesa de Cergy-Pontoise, esta caixa dourada, não só é captuvante pela sua cor exterior, como (em qualquer teatro) reserva no seu interior um mundo de surpresas bastante interessante.

Desenhado pela arquitecta Gaëlle Péneau, esta caixa arquitectónica tem anexo a si uma estrutura de aço e vidro ondulante que serve de grand hall de entrada e acessos aos vários pisos da sala de teatro.

Mas é no seu interior que todo o minimalismo e toda a simplicidade da forma exterior se desconstrói, dando lugar a uma profusão de elementos decorativos, bastante pop, que à primeira vista poderiam resultar menos bem juntos, mas que no final, pela mestria do desenho arquitectónico (e porque na realidade não são elementos decorativos, mas elementos essenciais para a personalidade arquitectónica e espacial do teatro) se tornam curiosos e bastante atraentes.

Flores, corrimões e balaustradas de ferro forjado trabalhado, baixos relevos de elementos vegetais estilizados nas paredes de madeira, são apenas alguns dos elementos que, na sua contemporaneidade, fazem deste teatro de província francês, uma obra digna de um olhar mais atento neste dia em que flores e outros elementos mais românticos vão povoar os pensamentos de muitos.

Pois aqui fica a prova que também podem povoar a linguagem arquitectónica de bom gosto!

0 Reality Comments: