ESPECIAL FASHION AWARDS 2012 | OS VENCEDORES


A cerimónia deste ano, após o atraso da praxe, começou com uma surpresa: um novo apresentador. Depois de duas edições com o actor Joaquim Monchique como apresentador oficial, o ano de 2012 introduz novo e diferente anfitrião: o actor Francisco Menezes.

Depois de uma introdução com bastante ironia e algumas irreverências em relação ao mundo da moda (e ao seu estatuto de outsider) o apresentador conseguiu descontrair a plateia e iniciar a cerimónia de atribuição de prémios em que já todos tínhamos um sorriso na cara.


Ao seu estilo de Stand Up Comedy, avançou-se então para a primeira categoria da noite: Melhor Modelo New Face.

E o vencedor desta categoria é a modelo Francisca Perez.


Tendo o primeiro vencedor da noite anunciado, a cerimónia começou então a aquecer e a ganhar ritmo ... passando-se à categoria seguinte: Melhor Novo Talento.

Dos três jovens designers de moda nomeados, nesta categoria que dá a primeira consagração a promessas da moda nacional, o vencedor de 2012 é: Estelita Mendonça.


A seguir aos jovens talentos nacionais chegou a vez da melhor marca internacional presente em Portugal.

Numa categoria em que a competição era bastante renhida, e em que o publico presente torceu ruidosamente pelos seus favoritos, a marca vencedora foi a muito trendy, muito popular e bastante mediática e querida do público (português em geral) ... H&M.


Foi o maior aplauso da noite até este ponto e depois de um ambiente descontraído e satisfeito se instalar na sala, continuou-se nas marcas ... a categoria que se seguiu foi a de melhor loja nacional.

Depois de um evidente domínio da cidade de Lisboa entre os nomeados, o vencedor deste galardão foi a loja do Príncipe Real ... a loja do designer português Nuno Gama.


Depois do mundo real a cerimónia virou-se então para realidades mais virtuais ... categoria que se seguiu foi a de Melhor Comunicação Virtual.

Nesta categoria a assistência presente também se dividiu entre os vários nomeados ... tendo o vencedor (que mais tarde saberíamos) recolhido a maior ovação entre os nomeados. Dos três meios de comunicação de moda na internet o vencedor do Fashion Award Portugal 2012 nesta categoria é o site Vogue.pt.


Seguiu-se um agradecimento longo, sentido e bastante pessoal, mas que envolveu a sala toda num momento marcante da cerimónia. E logo de seguida foi anunciada mais uma categoria: Melhor Comunicação Imprensa.

Esta tem sido uma categoria que todos os anos tem motivado paixões, polémicas e surpresas ... e nesta edição não foi excepção ... o vencedor desta categoria foi uma das grandes surpresas da noite: Joana Amaral Cardoso.


Depois desta surpresa da noite, e de um discurso emocionado da sua colega Maria Antónia Assunção a cerimónia deu destaque a outro prémio alto da noite: a categoria de Melhor Design de Acessórios.

Nesta categoria de grande concorrência, o vencedor é senhor maior dos sapatos portugueses: Luís Onofre.


Depois dos acessórios voltámos à moda com a categoria de Melhor Marca Nacional.

Com alguma expectativa na plateia o prémio foi entregue à já muito popular e já premiada por estes prémios em edições anteriores - a conhecida Lanidor.


À medida que os prémios se sucediam, e que a cerimónia se ia aproximando do final, o suspense entre categorias aumentava na plateia. A categoria que se seguiu contou com nomeados de peso: Melhor Cabeleireiro.

E o vencedor desta categoria é a simpatiquíssima e já consagrada e reconhecida Helena Vaz Pereira da Griffe Hair Styling.


Depois dos cabelos chegou, obviamente, o prémio de Melhor Maquilhador Nacional 2012.

Três dos maiores nomes da maquilhagem nacional estavam em competição mas o vencedor causou novamente alguma surpresa entre os presentes ... é a muito simpática Nana Benjamim.


Foi um aplauso merecido e espontâneo o que se ouviu na assistência e foi uma Nana emocionada e feliz que fez um dos agradecimentos da noite. Seguiu-se a categoria de Melhor Produtor Editorial.

Com um domínio da publicação de maior prestigio nacional, a revista Vogue, o vencedor desta edição 2012 é merecida e unanimemente aplaudido o seu editor de moda Paulo Macedo.


Depois de Melhor Produtor ... Seguiu-se a categoria de melhor Fotógrafo Nacional 2012.

Para esta categoria, também recheada de pesos pesados da fotografia de moda em Portugal, o nome que o júri escolheu para merecer o prémio deste ano foi o fotógrafo ... Pedro Ferreira.


Depois de quem fotografa, a categoria que se seguiu foi a de Melhor Modelo Masculino de Portugal em 2012.

Nesta categoria, que tanta polémica causou com as suas nomeações. o vencedor da noite foi mais uma surpresa, mas apenas para os mais desatentos ... Gonçalo Teixeira foi o modelo premiado.


Foi logo a seguir aos Homens que se seguiram as senhoras. Três das caras mais belas e mais conhecidas da imagem da moda nacional, foram as que pairaram na mente de todos presentes quando foi anunciada a categoria de Melhor Modelo Feminino Nacional 2012.

Nesta categoria de competição interessante ... O resultado foi o esperado: depois de um ano como cara de várias campanhas nacionais e sendo protagonista em muitos editoriais nacionais e internacionais ... a lógica vencedora é a modelo Sara Sampaio.


E a categoria que ficou para o fim é sempre a mais esperada da noite: Melhor Criador Nacional.

Três nomes grandes da moda nacional estavam em competição para este galardão, mas podendo haver apenas um vencedor o escolhido do júri foi o já muitas vezes aplaudido, o já reconhecido e o já consagrado Luís Buchinho.


O encerramento desta gala ficou a cargo do Director da Fashion TV Portugal, Paulo Ribeiro e de uma homenagem muito especial ao maior nome da moda nacional. Com a atribuição de um prémio especial a Fashion TV faz uma homenagem merecida à "mãe da moda em Portugal": Ana Salazar.

Com este prémio especial encerrou-se os Fashion Awards Portugal 2012 ... Com uma ovação de pé merecida pelo papel que Ana Salazar teve no desenvolvimento e no surgimento da Moda em Portugal e pelo mérito que estes jovens prémios têm demonstrado ao dinamizar, premiar e promover o melhor do mundo da moda em Portugal.

Parabéns a todos os vencedores e à organização ... e para o ano há mais!

0 Reality Comments: