UMA INTERVENÇÃO GREEN






Neste dia em que damos destaque (merecido) à nossa experiência com o Chevrolet Volt, não podíamos deixar de trazer aqui uma arquitectura verdadeiramente verde.

Assim a nossa escolha recaiu sobre o novíssimo edifício sede da Câmara de Comércio e Indústria da região francesa de Amiens.

Desenhada pelos arquitectos da firma francesa Chartier - Corbasson, este edifício assumidamente contemporâneo é uma ampliação de um pequeno palacete de Amiens do século XVIII, que até agora servia de sede desta instituição.

Actualmente, este pequeno edifício, situa-se no espaço que fica entre a construção clássica e a rua fronteira, criando uma nova fachada para a rua desta Câmara de Comércio e Indústria, mais contemporânea e actual. POr outro lado, a verdadeira surpresa está na fachada que fica em confronto directo com o palacete. Repensando a noção e o conceito de fronteira espacial e a topografia do terreno enquanto forma de confronto visual, esta fachada, quase totalmente composta por um frondoso jardim vertical e generosas e imponentes aberturas contemporâneas, torna-se um verdadeiro objecto de arte contemporânea, enriquecendo-se ainda mais, pelo diálogo interessante e bem estruturado que estabelece com a construção pré-existente.

Uma excelente obra de arquitectura "green" a marcar o estilo arquitectónico deste dia muito eco-correcto do ... And This is Reality!

0 Reality Comments: