UM MUSEU DE REFERÊNCIA






A abrir esta semana aqui no ... And This is Reality, em termos arquitectónicos, rumamos a França e ao novíssimo museu desenhado pelo mestre Bernard Tschumi: o Museu d'Alesia.

Mais do que uma estrutura expositiva de salas, este museu alberga alguns dos tesouros arqueológicos deste importante sitio arqueológico, que marca o local da mítica e importante batalha entre o Império Romano e os Gauleses, onde os primeiros venceram e conquistaram a antiga Gaulia (tão bem celebrizado pelos livros de Asterix ... para os que se lembram).

É exactamente neste local que agora surge um elegante e bem proporcionado cilindro com um revestimento exterior numa malha geométrica de cobre.

Servindo de salas de exposições de alguns achados arqueológicos deste local arqueológico, este novo referencial arquitectónico é essencialmente o centro de recepção dos visitantes, de informação dos mesmos do que vão ver nos campos arqueológicos e de documentação dos mesmos, bem como das salas de trabalho dos vários investigadores residentes neste local de estudo da história francesa.

Um nome de referência da arquitectura mundial cria um museu num local de referência da história Europeia e dá-nos mais uma obra arquitectónica de uma elegância e sofisticação de referência também ... nada melhor para abrir a semana arquitectónica do ... And This is Reality!

0 Reality Comments: