ESCOLA AO AR LIVRE NA TAILÂNDIA






A poucos dias do inicio das comemorações do quinto aniversário do ... And This is Reality (que se celebra no dia 9 de Janeiro, mas que começaremos com um especial já este fim-de-semana) hoje trazemos qui uma obra de arquitectura bem apropriada para esta nossa idade: uma escola primária.

A grande particularidade da arquitectura desta escola é o facto de ser tudo ao ar livre, sendo a arquitectura da escola uma mera cobertura, protectora da chuva e organizadora de espaços e funcionalidades. A elegância, subtileza e leveza desta obra arquitectónica são surpreendentes e estabelecem uma ideia que é muito bem vinda - a qualidade de arquitectura não está reservada aos grandes e caros empreendimentos imobiliários e culturais, mas sim àqueles que sabem desenhá-la e construí-la.

O respeito pela cultura local (nomeadamente o detalhe da horta central, que funciona como um momento didáctico e de recreio para os próprios alunos), a elegância e contemporaneidade com que são utilizados os materiais tradicionais (nomeadamente o bambu) e a forma que remete para um conceito renovado das tendas dos povos nómadas da zona, são elementos conceptuais bastante fortes e componentes importantes da qualidade deste projecto.

Sendo uma estrutura informal situada numa zona remota da Tailândia, esta é uma obra que, pelos seus padrões de qualidade merece um sério destaque nestes dias que antecedem o nosso aniversário!

0 Reality Comments: