UMA ESTAÇÃO PARA O FUTURO





É o mais recente projecto assinado por Sir Norman Foster a ser revelado: a nova gare de comboios de alta velocidade de Ourense.

Esta nova estação ferroviária da famosa cidade espanhola tem como principal particularidade a forma inteligente como a solução arquitectónica liberta o espaço público para o lazer e o passeio.

Sendo uma estação de passagem e não terminal, as linhas dos comboios estão todas desniveladas com o plano da rua e a circulação é feita de forma semi-enterrada. Ao nível urbano apenas fica toda a estação com as suas lojas, bilheteiras, acessos e zonas de circulação e de espera.

Uma estrutura visualmente leve, de estética tecno-industrial (com todos os aços e vidros, que Norman Foster é mestre em trabalhar) e com uma forma icónica, esta estação torna-se assim num elemento importante no novo jardim que a cidade vai ganhar (na plataforma que cobre as linhas subterrâneas onde circulam os comboios de alta velocidade) transformando-se num novo marco urbano de uma nova cidade moderna e eco-correcta.

Se a contagem decrescente para a inauguração desta gare ferroviária já começou ... a contagem para o novo ano, já vai bem mais acelerada!

Uma boa obra de arquitectura contemporânea para um novo futuro que se aproxima a passos muito rápidos!

0 Reality Comments: