PISCINA FLUVIAL E MODERNA





É uma obra de arquitectura curiosa a que nos chega hoje dos países do Norte da Europa: os Banhos Flutuantes do Rio Vltava.

Esta estranha obra de arquitectura tem alguns aspectos bastante interessantes que nos chamaram a atenção, para além dos seus aspectos físicos e estéticos.

O facto de ser uma estrutura formal centralizada reúne em si mesmo um aspecto bastante curioso. Mais do que uma condicionante técnica, esta arquitectura, da autoria dos arquitectos checos Andrea Kubna e Ondrej Lipensky, traz para o papel central da sua forma o ponto de encontro que uns banhos públicos podem assumir em termos de actividade social.

Toda a forma arquitectónica está organizada de forma a que o espaço exterior central onde se situam as piscinas se assuma como um ponto de encontro social e de convívio urbano, mas em contexto distinto do usual. Uma forma discreta recupera assim, num contexto contemporâneo e numa formalização surpreendente (essencialmente o facto de ser flutuante) e numa programação funcional bastante bem conseguida.

Esta é, sem qualquer dúvida, um excelente projecto de arquitectura a chegar-nos da cidade de Praga!

0 Reality Comments: